sexta-feira, 16 de outubro de 2015

De volta ao jogo...

Depois de um longo período sem postar nada, estamos de volta ao jogo! A última postagem foi em 1º de junho 2011, quase quatro anos e seis meses antes desta. Foi muito tempo, é verdade. Mas agora pretendo retomar os posts, pelo menos um por semana. Vamos ver se consigo.

Tenho vários assuntos que eu gostaria de abordar, então vai ter que ser aos poucos. Entre os assuntos estão os seguintes:
  • A relação entre Astronomia e Computação. Esse é um assunto ao qual venho me dedicando há algum tempo e é um campo vasto para pesquisas.
  • Stream Computing ou, em português, computação de fluxos de dados. Outro assunto que tem me ocupado muito ultimamente. Principalmente, por dois motivos. O primeiro é que tive um projeto FAPESP aprovado nesse tema (veja detalhes Multi-dimensional analysis of online data stream processing systems). O segundo é, pasmem, não há muitas pesquisas sobre isso no Brasil.
  • Segurança em Big Data. Esse tópico ainda está em construção. Mas em breve devem sair trabalhos nessa área.
O fato é que tem muito o que falar depois desses quatro anos e meio. Mas vou deixar o pessoal curioso, por enquanto.

 Daí vocês podem se perguntar o que me motivou para retomar o blog. Bom, a Unicamp vai oferecer uma plataforma para Blogs Científicos (veja Unicamp lança plataforma de blogs científicos e treina pesquisadores) e aí pensei: "já que eu tenho um blog, por que não?" Enfim, isso me motivou a retomar os posts.

Então, até o próximo post!! 

P. S.  Aproveito para fazer uma breve propaganda. A Faculdade de Tecnologia da Unicamp já abriu as inscrições para alunos regulares na Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) com início no 1º semestre de 2016. As inscrições vão até 13/novembro/2015. Veja detalhes em http://www.ft.unicamp.br/posgraduacao/processoseletivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário