De acordo com a agência Reuters, o Google planeja contratar mais de duas mil pessoas em todo o mundo. O processo seletivo que o Google faz é interessante.
Primeiro, você tem que enviar seu currículo para o site deles (http://www.google.com.br/intl/en/jobs/index.html). O ideal, claro, é que o currículo esteja em inglês, pois apesar de poder trabalhar no Brasil, certamente haverá contatos com colaboradores estrangeiros. Outra dica importante é colocar também no seu currículo um hobby ou passatempo. O Google não é um empresa convencional. Assim, se eles perceberem que você é um cidadão participativo, criativo e inovador, isso pode ser um diferencial.
Se tudo der certo, enviarão um e-mail para você marcando uma entrevista por telefone. No Brasil, a entrevista é feita por um grupo brasileiros (em português) e é bastante técnica. Eles colocarão alguns problemas e pedirão para que você sugira soluções. Apenas para dar um exemplo, um dos problemas propostos foi o seguinte: "Considerando que você precisa indexar um conjunto enorme de strings, qual o melhor método para resolver esse problema?". Eles pedem que você raciocine em voz alta para que eles possam avaliar seu método. Sugiro que você tenha papel e caneta ou lápis a mão para ajudar no raciocínio. Ao final da entrevista, que dura cerca de 40 minutos, eles agradecem sua participação e informam que entrarão em contato por e-mail para informar o resultado.
Se você passou dessa fase, o passo seguinte é uma entrevista on-site (provavelmente em Belo Horizonte ou São Paulo, as bases do Google no Brasil). Essa entrevista também é técnica, mas é feita cara-a-cara. Mais uma vez, a criatividade na solução dos problemas é avaliada.
Depois, você passa por um comitê de, pelo menos, 4 entrevistadores. Mais uma vez questões técnicas e comportamentais são avaliadas, além da criatividade, claro.
O processo em si é demorado, bem como a resposta final. Portanto, é preciso muita paciência e atenção.
Nunca trabalhei no Google, mas dizem que o ambiente de trabalho é interessante. Espero que pague bem!
É isso.
oi andre, vc tem um email pra eu entrar em contato com vc?
ResponderExcluirPode enviar uma mensagem para gradvohl@ft.unicamp.br
Excluir