A bioinformática é uma aplicação da tecnologia da informação na biologia molecular. A biologia molecular, por sua vez, se ocupa da compreensão da interação entre as moléculas de um sistema celular, incluindo as moléculas de DNA, RNA e a biosíntese de proteínas.
Entre as principais atividades da bioinformática estão o mapeamento e análise do DNA e sequências de proteínas; alinhar diferentes sequências de DNA e proteínas; compará-las; criar e visualizar modelos em três dimensões das estruturas protéicas. Para tanto, algumas técnicas computacionalmente intensiva são bastante aplicadas. Por exemplo: mineração de dados, algoritmos para aprendizado automático e técnicas de visualização.
Subáreas
Entre as subáras da bioinformática estão as seguintes:
- Alinhamento de sequências: estratégias de arranjos de sequências de DNA, RNA ou proteínas para identificar regiões de similaridade que podem ser consequências de relações funcionais, estruturais ou evolucionárias entre sequências.
- Sequenciamento de genoma (Genômica): processo de marcação de genes e outras características biológicas no DNA. No sequenciamento, tenta-se associar trechos de sequências de DNA a características biológicas.
- Proteômica: estudo das proteínas, em particular suas estruturas e funções. Nesse caso, a estrutura em três dimensões provê informações para o desenvolvimento de drogas para interferem na ação de proteínas.
A relação com a Computação
A relação de Biologia com Computação exige algoritmos bastante robustos e com alta complexidade. Há muita informação codificada em DNAs. Por isso, a busca e decodificação dessas informações exige muito tempo computacional. Nesse sentido, o desenvolvimento de algoritmos capazes de tratar grandes volumes de informação são o grande foco da bioinformática.
Existe uma grande lista de laboratórios que tratam desse tema no Brasil. Essa lista está disponível em http://pt.wikipedia.org/wiki/Laboratórios_de_Bioinformática_do_Brasil
Para mais informações sobre o assunto, veja o site http://www.comciencia.br/reportagens/bioinformatica/creditos.shtml
Nenhum comentário:
Postar um comentário