terça-feira, 7 de abril de 2009

Crise na Computação.

A Computação está em crise?
Segundo o Ministério da Educação, em reportagem publicada pela Folha (saiba mais aqui), os estudantes de ciências da computação, matemática e administração estão entre os que mais abandonam o ensino superior. A evasão média nessas áreas é de 28%. Entre as razões está a complexidade do curso de Ciência da Computação.

De fato, os conhecimentos da área de Computação não são triviais. Exige-se muito raciocínio lógico e abstrato - que também é exigido em Matemática, diga-se de passagem. No entanto, o estudante da área de Computação - seja ciência, engenharia ou tecnologia - tem expectativas que nem sempre são alcançadas nos primeiros semestres de curso.

Conversando com alguns estudantes ingressantes na universidade que leciono, percebi que alguns querem ser hackers, desenvolvedores de games ou desenvolver outras habilidades que consideram mais interessantes. No entanto, o que eles eles não consideram é que, para desenvolver essas habilidades, é necessário construir conhecimentos básicos principalmente na matemática, na lógica e em outros fundamentos. Depois dessa iniciação é que eles terão as credenciais para entrar na parte "interessante" da Computação.

Por outro lado, o mercado de trabalho também fomenta essa crise de uma forma muito paradoxal. Explico melhor: como o setor de TI está precisando de mão de obra, o pouco conhecimento acumulado nessa área já é suficiente para a contratação. Por isso, as vezes, nem é necessária uma formação completa no nível superior para ter um salário razoável (Veja aqui uma tabela de salários). Por isso, muitos estudantes, quando adquirem um certo nível de conhecimento, acabam evadindo, pois já atingem uma faixa salarial que julgam suficiente. Aí está o paradoxo: o mercado necessita de uma formação melhor, mas acaba encurtando o tempo de formação porque contrata logo. Esse paradoxo acaba fomentando a crise na área.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog!!!
    As informações são objetivas, completas, esclarecedoras e nos põe a pensar sobre as duas questões a que se propõe o blog: Computação e Ciência. Tudo isto numa linguagem fácil tornando-o compreensível para experts e leigos.

    ResponderExcluir
  2. Muito esclarecedor André.

    ResponderExcluir
  3. Bah, tchê... eu deveria ter ido fazer alguma coisa na área de computação! Esse negócio de ficar contando história não dá muito dinheiro...

    Linkei seu blog no meu, Padawan.

    ResponderExcluir