quarta-feira, 1 de junho de 2011

Tablets para todos!!

Na medida provisória 534, publicada em 23 de maio deste ano, o governo brasileiro incluiu os tablets na Lei do Bem. Essa lei, promulgada em 2005, vai permitir que os equipamentos deixem de recolher PIS e Cofins, além de reduzir a alíquota do IPI em 80%. Na prática, isso significa que teremos Tablets a preços mais competitivos (entenda-se baratos).

A meu ver a grande vantagem disso é o impulso no desenvolvimento de software. É notório que no Brasil estão os programadores mais criativos e, agora que o equipamento está mais barato, a tendência é que se tenha mais desenvolvimento de softwares em pequenos sites.

A única preocupação que tenho é em relação à nacionalização dos componentes. Em 2011, 50% da placa mãe deve ser nacional e em 2013, 95% dessa mesma placa deve ser brasileira. Será que nossos engenheiros eletrônicos conseguem? Espero que sim.

É isso!

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Curso e Palestra entre 9 e 13 de maio.

Sim, faz tempo que não escrevo no Blog. Mas a pressão tem sido grande e tem me faltado tempo para escrever. Ainda não é uma retomada, mas um convite.

A semana entre os dias 9 e 13 de maio vai ser bem cheia. Nessa semana, na FT/Unicamp em Limeira, haverá o evento Tecnologia em Foco (http://www.ft.unicamp.br/tecnologiaemfoco). Das várias palestras que acontecerão pela manhã, a tarde e a noite, todos os dias, vou ministrar um curso de Introdução à Computação de Alto Desempenho nos dias 10, 11 e 13 de maio, junto com o prof. Vitor. O curso será bem introdutório mesmo (be-a-bá), mas terá uma dinâmica interessante. Haverá um dia de visita ao cluster e um exercício de computação de alto desempenho com os próprios frequentadores do curso. Acho que o pessoal vai gostar e entender bem o que acontece em um ambiente de alto desempenho.

No dia 12 de maio, tem o Fórum Permanente de Ciência e Tecnologia na Unicamp (Campinas) cujo tema é Software Livre: teoria e prática. O Fórum acontece das 9h as 17h no Centro de Convenções da Unicamp. As 15h, vou ministrar uma palestra cujo título é "E-science + free source = open science". Nessa palestra, farei uma analogia entre "open source" e "open access", seguida por comentários a respeito das vantagens do "open access"; depois apresento o conceito de grade computacional (grid computing) como base para e-science. As inscrições para o Fórum são gratuitas, dão direito a um certificado e podem ser feitas em http://foruns.bc.unicamp.br/tecno/foruns_tecno.php.

Enfim, é uma semana cheia, mas tenho certeza que será proveitosa para todos.

É isso.

sábado, 5 de março de 2011

Call to innovation - projeto empreendedor que use tecnologia para solucionar algum dos grandes desafios do Brasil.

As empresas Google, Nokia, Autodesk, IDEO, LinkedIn e a NASA estão financiando um concurso da Singularity University para selecionar a melhor proposta de solução tecnológica para algum dos grandes desafios do Brasil. A Singularity University (http://singularityu.org) é uma instituição acadêmica no Vale do Silício cujo objetivo é "reunir, educar e inspirar um grupo de líderes que se esforçam para entender e facilitar o desenvolvimento de tecnologias avançadas, aplicar e orientar estas ferramentas para enfrentar grandes desafios da humanidade.

 O autor do projeto vencedor ganhará uma bolsa de estudos no valor de US$ 30.000,00 para o GSP – Global Studies Program, que acontecerá de Junho a Agosto de 2011 nas instalações da SU na NASA, além de receber apoio financeiro e contar com uma rede de mentores locais e estrangeiros para desenvolver o seu projeto.

O desafio é baseado nessa pergunta:
“A tecnologia tem evoluído exponencialmente nas últimas décadas, transformando a sociedade e proporcionando melhores condições de vida para as pessoas. Mas a humanidade ainda enfrenta grandes desafios que o avanço tecnológico poderia ajudar a solucionar. Em face disso, qual é sua proposta de inovação tecnológica que pode melhorar a vida de dez milhões de brasileiros nos próximos quatro anos?”

Para mais detalhes, acesse http://www3.fiap.com.br/calltoinnovation/

É isso!

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A situação no Egito e a influência da Internet

A internet teve influência fundamental nos eventos que aconteceram recentemente no Egito. A mobilização aconteceu de forma tão rápida que a primeira ação das autoridades, em um ato de desespero, foi "desligar" a Internet do país. Ora, pergunto, porque as autoridades não contra-atacaram pela própria rede tentando desestabilizar o movimento?

A meu ver, a resposta da pergunta anterior aconteceu por dois motivos:

1. Os governos de um modo geral e particularmente daquele país ainda não descobriram todo o potencial que a rede tem para disseminar ideias - sejam boas ou ruins - para os cidadãos.

2. Por não conhecer o potencial da Internet, os governos são lentos em relação aos cidadãos para tomar decisões e traçar planos com o alcance necessário.


Por fim, creio que a principal lição que podemos ter da situação é que a porção de Internet de um país não pode ficar nas mãos do governo. Isso pode ser anti-democrático se os dirigentes resolverem desligar a rede.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"Einstein não seria pesquisador A1 do CNPq" afirma Nicolelis

Voltando das Férias...

Não posso deixar de comentar o entrevista do pesquisador Miguel  Nicolelis, pesquisador do Instituto Internacional de Neurociências de Natal (http://www.natalneuro.org.br). Nessa entrevista, disponível em http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/nicolelis-diz-que-sofreu-sabotagem-nos-bastidores.html, Nicolelis fala sobre o impacto da neurociência no futuro da humanidade e critica a gestão científica no País.

Vale a pena dar uma olhada.