quarta-feira, 8 de julho de 2009

Google Chrome OS - o novo sistema operacional do Google

Depois do Android - um sistema operacional leve, voltado para dispositivos portáteis como celulares e PDAs- o pessoal da Google resolveu investir no sistema operacional (SO) Chrome, projetado especialmente para notebooks e outros dispositivos que ficam ligados na web na maior parte do tempo. O lançamento está previsto para o 2o. semestre de 2010.


Cloud Computing
Aqui entre nós, é clara a iniciativa da Google em um conceito chamado Cloud Computing (prometo falar desse conceito em um outro post posterior - sem trocadilhos). Em linhas gerais, Cloud Computing ou computação nas nuvens é uma forma de acessar serviços - entenda-se uso de softwares - que estão disponíveis na web. Por exemplo: ao invés de utilizar um programa editor de texto no seu computador pessoal, você pode usar outro programa de edição de textos através do seu browser. Este outro programa está sendo executado em um servidor na web, portanto em outra máquina.

Na verdade, Cloud Computing é um nome novo para computação distribuída.

Características do
SO Chrome
Antes de mais nada, um sistema operacional que pretende ser voltado para a web deve ser muito leve. Em outras palavras, esse SO deve investir bastante no gerenciamento de entrada e saída (E/S), principalmente pela Internet e discos, e deixar um pouco de lado a parte de interfaces. Aliás, como boa parte das interfaces será implementada pela web, através do browser, não convém sobrecarregar o SO com o gerenciamento das interfaces.

Como não poderia deixar de ser, o SO Chrome terá um kernel baseado no sistema operacional Linux. Para quem não é da área, o kernel (núcleo) do sistema operacional é um conjunto de softwares responsáveis pelo gerenciamento de serviços básicos, e. g., abertura e fechamento de arquivos, conexões com a internet, gerenciamento de usuários, segurança etc.

Ter um kernel baseado em Linux significa segurança, robustez e leveza que são pré requisitos de um bom sistema operacional.

Dominação do Mercado
Dependendo da qualidade do SO Chrome, é bem possível que aquela empresa de software proprietário - Micro$-alguma-coisa - diminua sua fatia no mercado. Os seus sistemas operacionais costumam requerer muitos recursos, isto é, muita memória, muito disco. Com um sistema operacional mais leve, capaz de ser executado em plataformas mais baratas, talvez as pessoas optem pela mudança.

É claro que dois requisitos serão imprescindíveis para o sucesso do SO Chrome: uma placa de rede com altas taxas de transmissão e recepção e serviços de alta qualidade. Será necessário muito investimento no sistema, mas investimentos muito maiores na qualidade dos serviços prestados.

Em países como o Brasil, talvez o sucesso do SO Chrome demore um pouco mais.

Veremos!